segunda-feira, 18 de maio de 2009

Silêncio


O silêncio é triste. Quando terminamos um namoro: silêncio. Quando nosso time perde na final do campeonato: silêncio. Quando perdemos alguém querido: silêncio. Quando queremos gritar: silêncio.

 Mas será que o silêncio é mesmo triste ou nós que só o notamos quando estamos tristes? Eu vejo o silêncio como um grande amigo. Quando estamos sozinhos, concatenando esquemas, pensando sobre a vida, se falamos, não falamos sozinhos. O silêncio está lá como um amigo sempre a nos ouvir e, algumas vezes, a nos aconselhar. Já aconteceu com todos nós: um problema sem solução se apresenta, você perde horas pensando naquilo, fala pra todas as paredes da casa e, num repente, a solução mais sensacional cai de bandeja nos seus braços. Epifania ou o silêncio lhe soprou a resposta?
Talvez os dois, por que não?
 O silêncio é o melhor amigo de muita gente e, apesar de mudo, ele nos diz muitas coisas. Quantas vezes um olhar nos disse mais do que mil palavras? Quantas vezes as reticências nos disseram muito mais do que um poema inteiro. Quantos momentos perfeitos você já viveu em que nenhum som foi ouvido? 

 Para fechar o post escolhi um poema de um poeta que considero um dos maiores poetas que há: Mário Quintana.

O Silêncio
Há um grande silêncio que está sempre à escuta... 
E a gente se põe a dizer inquietamente qualquer coisa, 
qualquer coisa, seja o que for, 
desde a corriqueira dúvida sobre se chove ou não chove hoje 
até a tua dúvida metafísica, Hamleto! 
E, por todo o sempre, enquanto a gente fala, fala, fala 
o silêncio escuta... 
e cala.

   


7 comentários:

  1. Acho que não existe silêncio... acho que é mais ausência de som. Sim, porque quando estou sozinha, tem sempre a voz na minha cabeça pra conversar comigo (não sou louca rsrs). ela que é meu silêncio.. ela debate comigo, e me dá as soluções. Falar para o silêncio é falar pra você msmo..
    adorei, amor!
    mto bom..
    mas faltou uma foto da pupita!!
    rsrs

    ResponderExcluir
  2. bem legal o post! Continue escrevendo, moço! O Silencio é o berço da palavra! Caraca pensei nisso agora! patente!!!

    ResponderExcluir
  3. (Demorei mas postei...rs Um século sem aparecer por aqui...)

    O silêncio é que me diz muita coisa... Sempre fui da teoria de que temos dois ouvidos e uma única boca para ouvirmos o dobro do que falamos. Depois que aprendi a silenciar passei a ouvir o que eu mesmo tenho a me dizer, e passei a ouvir somente o necessário... É meio louco, mas acho que vai entender... rs

    ResponderExcluir
  4. PERFEITO!
    Adoro suas reflexões e como você faz com que nos identifiquemos com cada post. A todo o tempo silencio coisas que poderia dizer e digo coisas que era melhor que guardasse para mim. Parabéns, escritor.

    ResponderExcluir
  5. "Epifania ou o silêncio lhe soprou a resposta?"
    Eu poderia dizer que muuuitas vezes em minha vida a Epifania se deu através do silêncio. Aliás, a própria Virgem Maria é uma das mulheres que agiu de maneira mais sábia, pois sempre deu o devido valor ao silêncio. Confesso que não sou a maior adepta dele (falo pelos cotovelos e vc sabe bem disso, né!?rs), mas tb gosto de dedicar parte do meu dia a ele e, assim, partilhamos de momentos brilhantes juntos.
    É... Acho que isso vai dar um post qlqr dia... rsrsrs

    Beijos pessoa famosaaaaaaaaaaaaaa (rsrs)

    ResponderExcluir
  6. olha Luiza já tendo idéias... =)
    Acontece que os seus textos tem essa mania de inspirar a gente! rs

    E me lembrou que tenho que falar sobre as marcas de silêncio no seminário do Godot!! O silêncio também constrói sentido! é!

    Outra coisa, quando eu li me pareceu ouvir a sua voz sabe, fazendo a leitura! :O


    mais uma boa crônica, amego! parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Negão, sempre me surpreendo com os seus textos. Esse foi o melhor! Beijos! =)

    ResponderExcluir