quarta-feira, 1 de abril de 2009

Saudade

Ao longo de toda a história da humanidade, esta vem tentando desvendar os mistérios da vida. Desde os filósofos aos cientistas a principal meta é explicar o que não se entende. Muitos enigmas foram desvendados e uma grande incógnita permanece: a morte. No entanto é importante notar que ainda existem muitas outras incógnitas acerca do comportamento humano. Uma delas é a saudade.
A saudade é um sentimento estranho que pode se manifestar de diversas formas, mas nenhuma pode ser explicada. Quando você sente falta daquela amiga pentelha, que te azucrina durante todos os segundos possíveis em que vocês estão juntos, você não é capaz de explicar o porquê, mas você sente falta dela.
Outro fenômeno inexplicável é quando você está com uma pessoa da qual você gosta muito, ela vai embora e você sente falta dela. Como é possível sentir falta de alguém que só está ausente há um minuto?
Todo ser humano é carente em incontáveis aspectos. Precisamos de outras pessoas para viver. Pessoas para rir junto, chorar junto, conversar, confiar segredos e muitas coisas mais. Temos pessoas no nosso cerco de vida que desempenham essas funções. É como um sistema: quando uma função falta, o sistema sente falta.
Diante de tudo isso nós, seres humanos, podemos ser vistos como fracos e dependentes. Mas somos exatamente o contrário. Não somos estrelas de brilho próprio. O nosso brilho sempre acaba vindo de outra pessoa. Você pode ficar feliz quando está namorando, mas está feliz não apenas de dentro pra fora, e sim de fora pra dentro. Está feliz porque aquela pessoa está com você. Por isso digo: o ser humano não é completo por si.
Precisamos da metade da laranja. No nosso caso, as muitas metades (amigos, namorados, família, compromissos). No meu caso, as metades do chocolate, porque não gosto de laranja. Precisamos dessas metades presentes, se não sentimos falta, e você leitor sabe que cada metade faz falta.
O mais triste nisso tudo é que a saudade também é o princípio do esquecimento. Todos tivemos alguém que considerávamos o melhor amigo de todo o mundo, mas de alguma maneira a vida o separou de nós. No começo você sente falta, e, aos poucos, outra pessoa vai assumindo esse papel. Não da mesma maneira, isso nunca. Mas você ganha um novo melhor amigo. E o que partiu fica escondido nas suas lembranças. E a saudade já não é mais tão grande.

É claro que existem exceções. Existem pessoas que marcam nossas vidas para sempre e a falta que elas nos fazem é inexorável. Mas mesmo à essas pessoas, essas tão raras exceções, a saudade não se aplica mais. Você sente falta de ter essa pessoa por perto, mas a saudade vai diminuindo até se exaurir.


Qual a diferença entre falta e saudade? Bem, digo por mim quando sinto falta da minha infância e não saudade. Digo por mim quando digo que falta seria uma espécie de saudade em menor intensidade. Eu sinto falta de coisas e pessoas, no entanto consigo viver sem elas. Saudade é implacável e indefectível. Um desejo que só diminui quando a chama se apaga. Quando o passado engole o presente por inteiro.
Sinto saudade, sinto falta, me sinto triste. Nessa vida, quase nada do que vai... volta. Ao contrário do mar, vemos amigos indo, pessoas queridas indo, momentos perfeitos se esvaindo. Esses momentos não se repetem, igualmente as pessoas. Esses ficam eternizados apenas na nossa memória, nos nossos corações e temos que nos contentar com isso. Ou fazer novos amigos e viver novos momentos igualmente inesquecíveis.
Diante de tudo que foi dito já digo que sinto saudade dos tempos de faculdade. Gostaria que tudo ficasse exatamente como está. Vivo, sem dúvidas, a época mais feliz da minha vida até agora. Não quero perder nada dessa vida. Sinto saudade das risadas que serão separadas e das conversas que se tornarão escaças. Pois a vida segue e nos leva para diferentes caminhos. E aí? Bem, só nos resta a saudade.

Deixo a fim desse post um EU TE AMO para todas as pessoas que fazem com que eu me sinta feliz: Júlio, Kelly, Carol, Lívia, Tássia, Thamiris e muitos outros. Não que os por seguintes sejam menos importantes, mas a preguiça reina em meu ser neste momento. Vocês são indispensáveis e essenciais na minha vida.

Até o próximo post (que eu espero ser mais alto astral, isso não está muito condizente ao meu eu palhaço..rsrs)

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessantes e tristes reflexões..

    adorei o blog amigo!

    ResponderExcluir
  3. Mto bom amor..
    haha esse é seu eu melancólico... seu eu palhaço está de repouso.. rsrs

    Concordo com vc... saudade é um sentimento mto forte..
    mas sou muito nostalgica e a saudade as vzs me machuca..

    ameii!
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Ai q perfeito!!
    Deu até vontade de chorar!!
    Saudade é um sentimento msm inexplicável..nós, seres humanos, temos necessidade de outras pessoas por perto, nada é a mesma coisa qnd estamos longe de pessoas q amamos!!
    E putz, nem fala na saudade dos tempos de faculdade...não imagino meus dias sem estar junto de vcs!! Claro q fico feliz em saber q cada um vai seguir o seu próprio caminho..mas e as nossas conversas, micos, matações de aula etc?!?! Nãooo, nãooo e nãooo...isso não pode ficar pra trás!!! Eu não deixo!!rsrsrs
    bjsss...adorei td q escreveu (principalmente ter sido citada(rs)..tbm te amo amigo!!!)

    ResponderExcluir
  5. Ai! Fiquei triste! =/
    Escreveu isso ainda sob os efeitos da conversa de ontem, né!?
    E ainda colocou fotos de cachorrinhos (nda a ver isso!)... =\

    "Quando você sente falta daquela amiga pentelha, que te azucrina durante todos os segundos possíveis em que vocês estão juntos, você não é capaz de explicar o porquê, mas você sente falta dela."
    me identifiquei com essa parte... não sei pq... hahahahahaha

    E, qnt às saudades da facul, prefiro nem imaginar! Vamos é curtir cada segundo dos dois anos q ainda temos... A dor que a saudade causa? Vamos deixar pra sentir dps, né!? =P

    Beijos, pessoaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre sinto saudade de tudo, as vezes mesmo vivendo e sentindo. Acho tão difícil dar passos na vida.. criamos laços com tudo que está ao nosso redor, e voce explicou bem isso, voce escreveu sobre sermos seres carentes e por isso saudosos por natureza.

    Preciso acrescentar que esse é o seu melhor texto, ele está muito bom! Tem lirismo e sencibilidade sem perder o aspecto "jornalistico".

    beijos amego (L) !

    ResponderExcluir
  7. Sábias palavras meu caro...se eu escrevesse algo sobre este assunto talvez eu utilizasse os mesmos pontos, acho que penso como vc a respeito de saudade e sentir falta...


    Aliás,o que deu nestes "letreiro" para falarem tanto de saudade essa semana?

    ResponderExcluir
  8. epa, vim me corrigir! auoiaiouaioao
    sensibilidade*

    [eu deveria reler o que escrveo antes de apertar o postar!]

    ResponderExcluir
  9. É intrigante, inexplicável, inconsequente...
    Saudade!
    Viajei aqui nas lembranças de tempos bons, e de pessoas que foram marcantes...
    Nunca mais voltarão, e é isso que faz essas lembranças chamarem-se saudades...
    "Um desejo que só diminui quando a chama se apaga"
    Mas a chama nunca se apaga :(
    É uma bela reflexão sobre a vida, sobre a saudade...
    Bela, triste, quieta, calada, vasta...
    Parabéns *_*

    ResponderExcluir