segunda-feira, 20 de abril de 2009

Metamorfose

Estamos em constante mudança e nem sempre percebemos isso. Às vezes somos um e muitos ao mesmo tempo. Às vezes incorporamos valores à nossa índole Adotamos comportamentos que achamos corretos. Tomamos decisões que geralmente não tomaríamos. Nessas oscilações moram as metamorfoses. O que pode parecer uma variação momentânea de comportamento é na verdade um outro "eu" que existiu/existe em você. Procurei na internet algum poema que falasse disso para ilustrar o que venho falar. No entanto, nada melhor para traduzir a minha voz do que a própria...

Metamorfose

O ritmo cadenciado e indefectível do tempo,
Sempre carrasco de vidas intérminas e momentos infinitos,
Faz-me agora refletir sobre o correr do vento, por dentro,
Sobre o que muda e não muda reflito.

Em oposto ao soberano Chronos,
O meu passar não é linear.
Já fui muitas coisas e ainda sou outras tantas,
Hoje serei novo de novo e amanhã sei que hei de mudar.

Já fui lagarta que não pôde voar.
Fui borboleta que não pôde falar.
Fui ser humano que não sabia sentir.

Entre passado, presente e futuro,
Vislumbro tudo. Já fui lagarta e borboleta.
Já fui nada e tudo. Agora me falta ser eu. 

by Rodrigo de Oliveira Lima

6 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuito bom!
    Gostei mto mto mto!
    Vc escreve mto bem nesse formato! Seu eu-poético é mto interessante (sem subestimar seu eu-prosador, claro)...
    E, obviamente, não tinha como falar em metamorfose sem falar em borboletas, né!?
    Qnt a ser vc, vc é sempre vc... só q vcs diferentes... hahaha
    Acho q foi o único fragmento q não concordei mto...
    Mas, enfim...
    Adorei o post!
    Beijos, RôôôÔ

    ResponderExcluir
  2. uahuahuaha.. mas o eu aih no ultimo verso se refere a ser completo por si só... o eu lirico eh formado de muitos vcs... como vc disse... mas nunca de um eu ... inteiro e pleno.. tendeu?XD

    ResponderExcluir
  3. borboleta é´Lívia! você é lagarta mesmo! HAHAHA

    Ei eu também postei poesia! Mas eu acho mais legal o fato de voce conseguir escrever com rima e em "soneto".. voce não conta aquilo de decassílabo não né? :o

    eu posso importar para umas idéias ai para uma crônica que eu tô escrevendo sobre O Tempo?

    ResponderExcluir
  4. muito singelo. Gostei.
    e pq vc não me disse q tinha um blog?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, amor!
    E muito verdadeiro... todos temos vários "eus" que tomam seu lugar em nós no tempo certo..
    estamos sempre mudando e não há nada para se fazer sobre isso...
    amei o poema, perfeito como sempre!
    mto bom, meu lindo...
    bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Atoaa!
    Adorei o texto,e amei a poesia!
    E também amei o texto "Saudade"!
    Parabéns,seu blog é maravilhoso, e ve se escreve sempre né, agora q descobri seus textos,quero ler sempre =)

    beeijos!

    ResponderExcluir